A Teologia de Medellin




MIRANDA, Mário de França. A teologia de Medellin. In: SOUZA, Ney; SBARDELOTTI, E. (orgs). Medellin memória, profetismo e esperança na América Latina. Petrópolis:Vozes,2018, p. 41-53.
Resenha
            O texto acima citado tem como intuído demonstrar a teologia que se encontra no documento final da  conferência de Medellin. Devido ao cunho pastoral do documento, e escrito em uma assembléia episcopal, a sua teologia está claramente manifesta no texto, mas é necessário o conhecimento do contexto latino-americano do período  para poder identifica-la no documento.
            Um dos pontos cruciais para a compreensão de Medellin, é a celebração do Concílio Vaticano II, a conferencia não foi uma simples recepção para a aplicação do concílio, mas foi uma recepção criativa, que gerou um novo vigor na Igreja da américa-latina.
            A conferencia de Medellin é uma evento único na história da Igreja latino-americana, profundamente marcada pelo profetismo e pela liberdade que encontrava os seus participantes, eles tinham a ciência que o momento histórico que viviam era único que não poderiam se calar perante as realidades que a Igreja neste continente estava inserida.
            A Soteriologia que vai ser desenvolvida agora, graças aos passos dado para o concílio,trabalha a união de natureza e graça, e não pode mais trabalhar a a salvação somente como uma questão espiritual, mas sim uma salvação integral do homem, em todos os seus aspectos. A realidade humana é onde Deus realiza o seu plano salvífico, e não podem ser  ignoradas essas realidades no anuncio da salvação cristã. A Salvação em Jesus Cristo, se dá na total libertação do homem do pecado e dos seus frutos.
            Para que a salvação se realize necessita de uma conversão do homem, pois ele é o causador das próprias opressões, são necessários homems novos renovados pela força do Evangelho. O fundamento teológico é o do Amor, o mandamento maior do Senhor.  A conversão social ela antecipa a plenitude escatológica dos fins dos tempos. Toda a sociedade tem que ser configurada pelo amor, para que possa ocorrer a salvação integral do homem, e a realização do Reino de Deus.
            A Cristologia que é trabalhada em Medellin, ainda não provia de toda a bagagem que há hoje. Portanto a assembleia vai desenvolver um Cristologia que é a plenitude da antropologia, pois Cristo é plenitude do homem. O homem encontra sua plenitude em Cristo, e ele agindo como um verdadeiro cristão, promove a salvação da humanidade.
            A pobreza de Cristo também será tratada na conferencia como modelo para a Igreja, e para os seus membros. A Igreja deve ser simples e pobre, e se mostrar impotente diante dos poderes temporais deste mundo. O documento elenca que urgente para a Igreja latino-americana tomar posições e normas para que revele-se a face pobre de Cristo em meio a Igreja.
            Um tema que será forte na conferencia que terá um capitulo inteiro do documento final dedicado a ele, é a religiosidade popular, tão presente em nosso continente. A conferencia reconhece que há ambiguidades e insuficiências nessas piedades, mas elas possuem varias virtudes, e ajudam a desenvolve-las. Faz-se necessário uma purificação dos elementos que não são autênticos.
            A Eclesiologia que será tratada na conferencia, seguindo o que foi trabalhado no concilio, o tema mais forte é a da colegialidade, não somente a episcopal, mas também a colegialidade que deve haver em cada igreja particular. A relação dos bispos com o seu corpo presbiteral, e com os diversos membros de sua diocese, nos diversos estados de vida. É tratado também a necessidade de uma abertura mutua dos diversos membros da igreja para a realização da pastoral de conjunto, tema que também será tratado em um capitulo do documento. Grande questão que ira influenciar na eclesiologia de Medellín é o fortalecimento das comunidades eclesiais de bases, e o seu incentivo, como modelo de comunidade cristã.
            A conferencia de Medellin possui uma originalidade única, os temas abordados por ela, muitas vezes serão aperfeiçoados pelas conferencias seguintes . Seu profetismo foi único e é um modelo ainda para a igreja hoje.




CRÍTICA
A Conferencia de Medellin, é um ponto fundamental para a Igreja da América Latina, logo após a celebração do concílio. O Padre Lima Vaz, nomeava a igreja em nosso continente como uma igreja reflexo, da Igreja Europeia, reproduzia-se tudo que ocorria na Igreja de Roma, ignorando as realidades distintas. Os concílios, sínodos e conferencias da igreja latino-americana realizados antes de Medellin, simplesmente tratavam da aplicação do que tinha sido determinado nos concilio de Trento e Vaticano I.
Após o Vaticano II, e a realização da Conferencia de Medellin podemos afirmar que “ Os documentos de Medellin representam o “ato de fundação” da Igreja da América Latina a partir em função de função de seus povos e de suas culturas”[1]. Temos de fato uma igreja latino americana, que terá a necessidade de além de mudanças pastorais, também desenvolver sua própria teologia.
Passado 50 anos de Medellin, hoje faz-se necessário a sua retomada e o seu aprofundamento, para retomarmos as características proféticas daqueles que ali estiveram presentes, e que depois a executaram em suas dioceses. Não podemos cair novamente em uma igreja reflexo, devemos retomar toda a força da Igreja Fonte que surgiu  após a conferencia.
Destaco a concordância com a Soteriologia, que foi abordada em Medellim, a Salvação integral do Homem. Essa reflexão só é possível devido a consciência dos bispos e teólogos ali presentes. Hoje a constante chamada do Papa Francisco para uma Igreja em Saída, e os caminhos contrários que a igreja tomam. Urge a necessidade de anunciar a libertação total do homem, mas para isso precisamos nos estarmos encarnados na sociedade, pois a salvação de Deus se realiza na história.
Concluindo, podemos ver a necessidade que há hoje de reassumirmos Medellin, a Igreja daquele período conseguiu revolucionar os mais diversos âmbitos da sociedade com a sua voz profética, com a sua pobreza e com a sua pequenez, elementos estes que a fizeram grande. Que possamos olhar para a nossa sociedade e vivermos o profetismo que a Igreja Latino Americana viveu em outros tempos.

Autor: Adriano da Silva Oliveira, aluno do 2º ano do Curso de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


[1] BOFF, Clodovís – A originalidade Histórica de Medellin

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