A Teologia de Medellin
MIRANDA, Mário de França. A teologia de Medellin. In:
SOUZA, Ney; SBARDELOTTI, E. (orgs). Medellin memória, profetismo e esperança
na América Latina. Petrópolis:Vozes,2018, p. 41-53.
Resenha
O texto acima citado tem como
intuído demonstrar a teologia que se encontra no documento final da conferência de Medellin. Devido ao cunho
pastoral do documento, e escrito em uma assembléia episcopal, a sua teologia está
claramente manifesta no texto, mas é necessário o conhecimento do contexto
latino-americano do período para poder
identifica-la no documento.
Um dos pontos cruciais para a
compreensão de Medellin, é a celebração do Concílio Vaticano II, a conferencia
não foi uma simples recepção para a aplicação do concílio, mas foi uma recepção
criativa, que gerou um novo vigor na Igreja da américa-latina.
A conferencia de Medellin é uma
evento único na história da Igreja latino-americana, profundamente marcada pelo
profetismo e pela liberdade que encontrava os seus participantes, eles tinham a
ciência que o momento histórico que viviam era único que não poderiam se calar
perante as realidades que a Igreja neste continente estava inserida.
A Soteriologia que vai ser desenvolvida
agora, graças aos passos dado para o concílio,trabalha a união de natureza e
graça, e não pode mais trabalhar a a salvação somente como uma questão
espiritual, mas sim uma salvação integral do homem, em todos os seus aspectos.
A realidade humana é onde Deus realiza o seu plano salvífico, e não podem
ser ignoradas essas realidades no
anuncio da salvação cristã. A Salvação em Jesus Cristo, se dá na total
libertação do homem do pecado e dos seus frutos.
Para que a salvação se realize
necessita de uma conversão do homem, pois ele é o causador das próprias
opressões, são necessários homems novos renovados pela força do Evangelho. O
fundamento teológico é o do Amor, o mandamento maior do Senhor. A conversão social ela antecipa a plenitude
escatológica dos fins dos tempos. Toda a sociedade tem que ser configurada pelo
amor, para que possa ocorrer a salvação integral do homem, e a realização do
Reino de Deus.
A Cristologia que é trabalhada em
Medellin, ainda não provia de toda a bagagem que há hoje. Portanto a assembleia
vai desenvolver um Cristologia que é a plenitude da antropologia, pois Cristo é
plenitude do homem. O homem encontra sua plenitude em Cristo, e ele agindo como
um verdadeiro cristão, promove a salvação da humanidade.
A pobreza de Cristo também será
tratada na conferencia como modelo para a Igreja, e para os seus membros. A
Igreja deve ser simples e pobre, e se mostrar impotente diante dos poderes
temporais deste mundo. O documento elenca que urgente para a Igreja
latino-americana tomar posições e normas para que revele-se a face pobre de
Cristo em meio a Igreja.
Um tema que será forte na
conferencia que terá um capitulo inteiro do documento final dedicado a ele, é a
religiosidade popular, tão presente em nosso continente. A conferencia reconhece
que há ambiguidades e insuficiências nessas piedades, mas elas possuem varias
virtudes, e ajudam a desenvolve-las. Faz-se necessário uma purificação dos
elementos que não são autênticos.
A Eclesiologia que será tratada na
conferencia, seguindo o que foi trabalhado no concilio, o tema mais forte é a
da colegialidade, não somente a episcopal, mas também a colegialidade que deve
haver em cada igreja particular. A relação dos bispos com o seu corpo
presbiteral, e com os diversos membros de sua diocese, nos diversos estados de
vida. É tratado também a necessidade de uma abertura mutua dos diversos membros
da igreja para a realização da pastoral de conjunto, tema que também será
tratado em um capitulo do documento. Grande questão que ira influenciar na
eclesiologia de Medellín é o fortalecimento das comunidades eclesiais de bases,
e o seu incentivo, como modelo de comunidade cristã.
A conferencia de Medellin possui uma
originalidade única, os temas abordados por ela, muitas vezes serão aperfeiçoados
pelas conferencias seguintes . Seu profetismo foi único e é um modelo ainda
para a igreja hoje.
CRÍTICA
A
Conferencia de Medellin, é um ponto fundamental para a Igreja da América
Latina, logo após a celebração do concílio. O Padre Lima Vaz, nomeava a igreja
em nosso continente como uma igreja reflexo, da Igreja Europeia, reproduzia-se
tudo que ocorria na Igreja de Roma, ignorando as realidades distintas. Os
concílios, sínodos e conferencias da igreja latino-americana realizados antes
de Medellin, simplesmente tratavam da aplicação do que tinha sido determinado
nos concilio de Trento e Vaticano I.
Após
o Vaticano II, e a realização da Conferencia de Medellin podemos afirmar que “
Os documentos de Medellin representam o “ato de fundação” da Igreja da América
Latina a partir em função de função de seus povos e de suas culturas”[1].
Temos de fato uma igreja latino americana, que terá a necessidade de além de
mudanças pastorais, também desenvolver sua própria teologia.
Passado
50 anos de Medellin, hoje faz-se necessário a sua retomada e o seu
aprofundamento, para retomarmos as características proféticas daqueles que ali
estiveram presentes, e que depois a executaram em suas dioceses. Não podemos
cair novamente em uma igreja reflexo, devemos retomar toda a força da Igreja
Fonte que surgiu após a conferencia.
Destaco
a concordância com a Soteriologia, que foi abordada em Medellim, a Salvação
integral do Homem. Essa reflexão só é possível devido a consciência dos bispos
e teólogos ali presentes. Hoje a constante chamada do Papa Francisco para uma
Igreja em Saída, e os caminhos contrários que a igreja tomam. Urge a
necessidade de anunciar a libertação total do homem, mas para isso precisamos
nos estarmos encarnados na sociedade, pois a salvação de Deus se realiza na
história.
Concluindo,
podemos ver a necessidade que há hoje de reassumirmos Medellin, a Igreja
daquele período conseguiu revolucionar os mais diversos âmbitos da sociedade
com a sua voz profética, com a sua pobreza e com a sua pequenez, elementos estes
que a fizeram grande. Que possamos olhar para a nossa sociedade e vivermos o
profetismo que a Igreja Latino Americana viveu em outros tempos.
Autor: Adriano da Silva Oliveira, aluno do 2º ano do Curso de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
[1]
BOFF, Clodovís – A originalidade Histórica de Medellin
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