Resenha: História e Teologia dos Sacramentos
José Orlando de Jesus Junior
A princípio, tem-se dois
pontos importantes para refletir; a teologia sacramental e a evolução histórica
dos sacramentos, isto é, o que é dito sobre sacramento, é formatado por um
estudo teológico, e esse estudo parte de uma história que leva em consideração,
sobretudo, a inculturação. Nota-se que teologia e história estão intimamente
ligadas, caminham juntas, a teologia mostra a trabalho intelectual e
cientifico, enquanto a história vem contando os fatos, onde se fundamenta,
nesse caso, os sacramentos. A história traz as raízes, enquanto a teologia
coloca o sentido, o significado, tendo como plano de fundo uma especulação e
aprofundamento. Quem mostra a revolução dos sacramentos é a história, quem analisa
e faz a revolução acontecer, é a teologia. Por exemplo: a teologia explica o porquê
é a água matéria essencial do batismo, a história mostra as influências que o
sacramento do batismo teve para que fosse usada água como material essencial de
tal sacramento. Em suma, pode-se questionar: porque a teologia pensou dessa
maneira? E é pertinente responder: por causa de uma história.
Isto posto, é importante rememorar que há sete
sacramentos e de maneira geral podem ser definidos como sinais sensíveis e
eficazes da graça, instituído por Jesus Cristo para santificar as nossas almas.
Com essa definição, podemos avançar na reflexão e pensar nos sacramentos em
três parte; teoria (aquilo que o sacramento é em si mesmo), a celebração e as
práticas pastorais.
Em primeiro lugar temos a questão teórica, onde
entende-se sacramento como sinais sensíveis e eficazes da graça de Deus, se
pensarmos na teologia por trás disso, pode-se dizer que os sacramentos são auxílios
divino para nós Seres Humanos e por isso são sete, pois acompanham toda a nossa
vida natural, desde o nascimento até a morte. Porém, para que se chegasse nessa
definição, a história foi a grande contribuinte, pois quando se definiu o que é
sacramento, foi analisado toda a história, toda bagagem teológica que já havia
construindo até o momento que foi promulgado a definição de sacramento. Com
isso, percebemos há relevância de conhecer a teologia e a história dos
sacramentos para a compreensão dos mesmos, assim não tento uma vivencia cega e
rudimentar, mas o conhecimento do todo. Ora, temos fundamentos reais e mostra
que a Igreja não constrói suas convicções em ideias superficiais ou até mesmo em
invenções, é algo concreto, pensado e estudado.
Avançando para a segunda etapa dessa
problematização, temos algo que é de extrema importância: os sacramentos foram
instaurados pelo próprio Jesus Cristo, e isso pode-se relacionar com as
celebrações litúrgicas sacramentais, pois nessas, tudo visa o próprio Cristo e
o que nos auxilia a fazer tal afirmação é teologia, todavia o modo de se
celebrar, além da teologia a história tem muito para colaborar, pois essa visa
os valores culturais dos povos, para que não fuja da realidade das nações, o
evangelho é para todos, um exemplo disso é que mesmo nos tempos modernos há
vários tipos de celebrações válidas, cada qual de acordo com a sua realidade.
Ademais, a função da celebração litúrgica sacramental é trazer para a vida das
pessoas aquilo que é teórico, é festejar com júbilos e levar a todos o próprio
Cristo, com dignidade, preparação, organização. Com isso, um possível problema que
pode vir à tona, é a não compreensão do povo daquilo que se celebra, por isso,
é o papel da Igreja, na pessoa dos padres e bispos, bem instruir seu povo, para
eles compreenderem de maneira integral que, o que se celebra no sacramento é o
Cristo e Ele age em nós.
Por fim, a terceira parte dos sacramentos, são os
aspectos pastorais, talvez é o que pode mais causar problemas. Entretanto, todo
trabalho pastoral, visa a santificação das almas e para tal, temos o auxílio
dos sacramentos e a Igreja Católica é a responsável por zelar e guardar esse
tesouro, porém, a sociedade atual não dá a mínima importância para o que de
fato é os sacramentos, menos ainda para as suas celebrações, onde muitas vezes
não sabem nem como se portar nelas, além do mais, no mundo hodierno, as
pessoas, em sua maioria das vez, buscam os sacramentos apenas para cumprir um
papel social, por conveniência, ou por tradição familiar e as coisas vem se
degringolando de uma maneira que a busca pelo sacramento vem diminuindo cada
vez mais, como por exemplo o matrimonio. Sendo assim, para salvar a alma do povo, o
grande trabalho da Igreja é mostrar para eles que a vida sacramental é além da
teoria, além do ato celebrativa, é uma vivencia, um estilo de vida a ser
assumido e para nos auxiliar, além da teologia bem fundamentada e explicada,
temos a história, que permite olha para traz e utilizar os meios que a Igreja
se apoiou na evangelização dos povos. Nós como Igreja, temos instrumentos de
trabalho, precisamos de organização, compaixão e sobretudo testemunho, isto é,
mostrar que a vida do cristão é uma vida sacramental e é isso que nos faz
felizes.
Contudo, no final dessa reflexão, é notório que
toda essa clareza sobre os sacramentos, é possível graças a teologia e a
história, onde juntas nos permite fazer uma síntese contundente sobre o que é
os sacramentos em si, sua importância celebrativa e sua relevância no trabalho
pastoral, assim, podemos confirmar e confiar que, mesmo com muitos desafios e
problemas a serem resolvidos, nós que já temos a aproximação com os
sacramentos, temos um auxílio de Deus para que possamos crer e agir de acordo
com as verdades de fé e em última instância alcançar a nossa salvação e ajudar
na salvação de muitos outros.
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